Data: 5 Agosto
Editor:
Categoria(s): ATM e Bruxismo, Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Periodontia, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Dê adeus aos dentes sensíveis

Nada mais desconfortável do que sentir incômodo ao tomar um suco gelado ou até mesmo um café quentinho. Essa mudança de temperatura, assim como a ingestão de alimentos muito doces ou ácidos, são verdadeiras inimigas para quem sofre de sensibilidade nos dentes. Mas, antes de pensar nos tratamentos, é importante dizer que a sensibilidade causada por desgaste do esmalte pode ser prevenida com mudanças de hábitos diários, como:

  1. Escolha a escova com cuidado: deve ser macia e com cerdas arredondadas.
     
  2. Fique longe de bebidas ácidas: como refrigerantes, energéticos e sucos cítricos, assim evita-se o contato da acidez com os dentes.
     
  3. Na salada: opte apenas pelo azeite e sal para evitar o choque nos dentes sensíveis.
     
  4. Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso: em vez de comer e ir direto escovar os dentes, vale mascar uma goma sem açúcar. Isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca. Por outro lado, caso a escovação seja feita com o pH desequilibrado, a acidez é passada nos dentes pela escova, o que desmineraliza o esmalte.
     
  5. Creme dental especial: para quem tem dentes sensíveis o tipo de creme dental deve ser indicado pelo seu dentista. Os produtos branqueadores normalmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.
     
  6. Flúor: cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode ajudar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.
     
  7. Higiene impecável: escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável. Consequentemente, a cárie não se instalada e o esmalte dentário não corre riscos.
     
  8. Clareamento com supervisão: todos os tipos de clareamento dentário devem ser recomendados pelo dentista. Mas, para quem já tem dentes sensíveis, até as soluções caseiras devem passar longe. No mercado existem cremes dentais, fitas adesivas e kits branqueadores. Eles podem agravar o quadro de sensibilidade. Para garantir dentes brancos e sem dor, só com acompanhamento profissional.  
     
  9. Cuidado com a força: A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. 
     
  10. Trate o bruxismo: Caso exista a desconfiança de bruxismo, é importante ir ao dentista para tratar o problema. O profissional pode indicar placas para serem usadas durante a noite, que evitam o desgaste do esmalte dental.
Voltar

Deixe seu comentário