Data: 9 Setembro
Editor: Social Media
Categoria(s): Estética do Sorriso, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Dentes mais fortes e saudáveis

Cuidar dos dentes, também é cuidar da saúde. Preparamos 6 dicas bem legais pra você ter melhor saúde bucal.

• Vitamina C
A vitamina C é responsável pela manutenção do sistema imunológico, por prevenir o sangramento das gengivas e a diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Está muito presente nas frutas como a laranja, kiwi, limão, abacaxi e acerola, e vegetais como brócolis e espinafre. Mas cuidado com os alimentos muito ácidos, como a laranja e o abacaxi, pois podem desmineralizar o esmalte do dente, deixando-o poroso. Tome sucos com canudinho ou faça bochecho com água após a ingestão dessas frutas.

• Vitamina D
A vitamina D tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes. Também contribui para fixação do cálcio nas bases ósseas e nos dentes. É encontrada principalmente no atum, sardinha, ovo e carne bovina. Pode ser adquirido em maiores quantidades pela exposição ao sol por pelo menos 15 a 20 minutos por dia, desde que em horários saudáveis (até às 10 horas da manhã e após as 16 horas).

• Vitamina K
A vitamina K é responsável pela coagulação sanguínea e pela síntese de proteínas do plasma do sangue, rins e tecidos. Como os dentes também são tecidos, têm papel importante no fortalecimento deles. A vitamina K pode ser encontrada no fígado, nos laticínios, em frutas (em maiores quantidades nas cascas), nos óleos e gorduras.

• Fibras
Alimentos ricos em fibras contribuem para a saúde gastrointestinal e sua mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com eles, evitando a formação de placa bacteriana. Além disso, frutas fibrosas como maçã e pera podem substituir doces açucarados, responsáveis pelas cáries.

• Água
Além de ser essencial para o organismo, ingerir água constantemente ajuda na manutenção e limpeza dos dentes, pois remove o excesso de açúcar e resíduos de comida, além de, em muitas cidades grandes, ser fluoretada, portanto contribuindo para aumentar a força e resistência do esmalte dos dentes.

Cálcio
O cálcio é fonte primária da formação dos dentes, portanto essencial em níveis adequados para garantir nutrientes e saúde a eles. Pode ser encontrado em alimentos laticínios como o leite e queijos ou em folhas verdes escuras, como a couve.
Por fim, evite alimentos muito doces ou muito ácidos, pois eles atacam os dentes ou podem causar o aumento das atividades das bactérias, podendo causar cáries ou desgaste do esmalte do dente.

Cuidar dos dentes, também é cuidar da saúde. Preparamos 6 dicas bem legais pra você ter melhor saúde bucal.

Voltar

Deixe seu comentário