Data: 24 Junho
Editor:
Categoria(s): ATM e Bruxismo, Estética do Sorriso, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Dentes tortos e mordida errada podem prejudicar a saúde

Quem tem dentes mal posicionados geralmente se incomoda devido à estética, afinal, o sorriso acaba não ficando perfeito. Entretanto, não é só essa questão que deve ser levada em consideração, pois a mordida feita de modo inadequado pode ocasionar problemas de saúde.

 A mordida correta é essencial para manter os dentes saudáveis e evitar diversas complicações, tais como: dificuldades de mastigação, quebra de parte do dente e problemas gengivais. A mastigação, por sua vez, pode comprometer até o bom funcionamento do sistema digestivo.

Se uma pessoa mastiga predominantemente de um lado, ocorre a sobrecarga dos dentes, gengiva e musculatura facial. Ao longo do tempo, aumenta a incidência de patologias nas estruturas envolvidas.

Alguns tipos de dores de cabeça e dores localizadas nas ATMs (articulações têmporo-mandibulares, isto é, envolvendo a mandíbula com o crânio) podem estar envolvidos e, na presença do briquismo (atrito entre os dentes durante o dia) e bruxismo (hábito noturno de apertar os dentes e rangê-los), a intensidade dos sintomas pode aumentar.

Esses problemas estão envolvidos em problemas gengivais (recessão gengival, mobilidade dentária, etc.), dentários (fratura do esmalte, dificuldade em higienizar e aumento do índice de cárie) e musculares (cansaço e dor da musculatura da mastigação), e podem estar associados ao posicionamento errado dos dentes.

É preciso, nesses casos, por meio do tratamento ortodôntico, estabelecer uma posição normal e equilibrada entre as arcadas superior e inferior (maxila e mandíbula).

A correção da mordida com o aparelho contribui para conservar dentes e gengivas saudáveis e esse benefício vai muito além da estética agradável, pois permite a mastigação correta. Ter os dentes alinhados apresenta muitas vantagens, tanto em relação à estética quanto à saúde básica, sendo este o ponto mais importante.

Voltar

Deixe seu comentário