Data: 10 Fevereiro
Editor: Dr. Marcos Mazurek
Categoria(s): Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Periodontia, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Dor de dente?

A dor de dente ainda é comum e nem sempre ela é causada apenas por um dente estragado. Ela pode ter vários motivos, mas basicamente, ela é uma inflamação da polpa do elemento dentário. Nos dentes, nós temos a parte superficial que é o esmalte, depois temos a dentina e a polpa, conhecida por todos como canal do dente, que é composto por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.

A dor é provocada por qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, sendo a cárie o mais comum e conhecido, mas podemos ter dor de dente causada por doenças de gengiva e traumas.

Causas

A causa da dor, especificamente, é uma irritação da polpa do dente, popularmente chamado de canal ou nervo. Veja alguns fatores que podem causar essa irritação:

Cáries

As cáries costumam causar desmineralização do dente e vão permitindo que as bactérias cheguem cada vez mais perto do nervo, provocando a dor de dente.

Doenças periodontais

As doenças da gengiva são silenciosas, inicialmente causam uma inflamação na gengiva, que provoca sangramento e a deixa com uma cor mais avermelhada. Se não tratada, com remoção do biofilme dental, através de escova e fio dentário, a inicial gengivite pode evoluir para uma periodontite.

Quando chega neste estágio, começa a ocorrer uma reabsorção do osso e um espaço entre o osso e o dente, que chamamos de bolsa periodontal. O avanço dessa perda óssea faz com que ocorra uma contaminação da polpa do dente (conhecida como nervo ou canal) e provoca infecção e muita dor, mesmo que o dente não tenha nenhuma cárie.

Retrações gengivais

Quando as gengivas se retraem, elas podem expor a raiz do dente, o que causa dor com gelado e muitas vezes até com a entrada do próprio ar na boca, podem levar a um comprometimento do dente.

Traumas dentários

Os traumas tem sido cada vez mais, um motivo para dor de dente. Muitas vezes, o paciente recebe uma batida no dente e depois de alguns meses ocorre a mortificação dessa polpa. É sempre bom aos praticantes de esportes, que incluam em seus itens de segurança, protetores bucais.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para dores de dente são:

Idade

Crianças e jovens são mais propensos a caries dentarias, depois na fase adulta ocorre uma estabilização e com a idade aumentam os problemas periodontais.

Alimentação

Todos sabem que alimentos ricos em açúcar são prejudiciais e que doces e refrigerantes fazem mal não apenas aos dentes, mas a saúde de maneira geral, porém são hábitos corriqueiros do nosso dia e todos os profissionais de saúde, sem exceção, recomendam que sejam evitados. Muitas pessoas realmente evitam, outras não, o pior é que as pessoas que não evitam, sabendo o que os profissionais de saúde irão dizer, omitem a informação.

Mas as pessoas que comem muito doce, devem se conformar em ter problemas bucais e aceitar que dor de dente, a qualquer momento, é inevitável? Claro que não, esses pacientes precisam é se condicionar a ter uma escovação dentária de excelente qualidade.

Escovação inadequada

Os pacientes se preocupam muito quais cremes dentais devem usar, qual solução para bochecho e ninguém fica sem esses produtos quando os mesmos terminam. Mas a escova de dente, que é a grande responsável pela limpeza da boca, acaba sendo a mais negligenciada pelos pacientes. As escovas têm um tempo de vida útil e número de escovações, como qualquer produto e devem ser trocadas regularmente. Não adianta comprar a pasta de dente (creme dental) mais moderna que existe, e utilizar em uma escova de dente totalmente deformada e sem função.

Cuidados

É muito difícil indicar um tratamento para dor de dente sem saber o tipo de dor que o paciente está sentindo. É comum ler artigos sobre esse tema, dizendo para se colocar liquido quente, frio, produtos naturais, entre outros. Todas essas dicas podem dar certo, mas também podem dar errado. Algumas dores de dente diminuem com frio e se intensificam com calor, mas outras são ao contrário, diminuem com calor e se intensificam com frio, da mesma forma que compressas quentes no rosto podem provocar um inchaço da região.

Sendo assim, o ideal em caso de dor é que o paciente não faça nada que não seja de seu conhecimento. Tomar um analgésico é o modo mais eficiente e seguro de diminuir o desconforto, e claro, entrar em contato com o dentista.

Voltar

Deixe seu comentário