Data: 28 Outubro
Editor: Social Media
Categoria(s): Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Por que os dentes amarelam?

As causas para essa alteração de cor são bem variáveis: Elas podem ser decorrentes de fatores genéticos, traumas, tratamentos de canal sem técnica adequada, tabagismo, uso de antibióticos – como a tetraciclina –, ingestão de determinados alimentos e até do processo de envelhecimento. Esses fatores ocasionam a impregnação de pigmentos nas estruturas dentais, tais como esmalte e dentina, alterando sua cor normal.


Entre os alimentos que podem amarelar os dentes estão a beterraba, o açaí, o molho de soja e bebidas como café, chás e refrigerantes de cola. Já com relação ao amarelamento decorrente do processo de envelhecimento, ela destaca que é natural do corpo. A velocidade com que acontece depende de fatores genéticos, bem como da quantidade e qualidade de estruturas dentais. “Mas o que ocorre com maior frequência é um desgaste natural do esmalte dental, que deixa camadas naturalmente amareladas cada vez mais evidentes.


Mesmo diante de todos esses fatores, existem possibilidades de evitar ou retardar o amarelamento. Primeiramente, reduzindo a ingestão de alimentos com muitos corantes. Outra ação fundamental é abandonar o vício de fumar. Além disso, manter uma correta higiene oral e consultar regularmente o dentista.

Voltar

Deixe seu comentário