Data: 7 Outubro
Editor: Social Media
Categoria(s): Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Um copo de água ao acordar pode reduzir o mau hálito

O mau hálito é um problema muito comum e pode ter diferentes causas, em geral relacionadas aos gases liberados pelas bactérias que revestem os dentes, gengivas e língua. Ao beber água, a hidratação da boca aumenta, assim como a produção de saliva, substância que ajuda a evitar a halitose. Além disso, a ingestão frequente de água ajuda a “lavar” a boca e a eliminar boa parte das bactérias ali presentes.


Beber água não é a única solução, existem formas mais eficazes de combater o mau hálito. Confira as recomendações.


1) Escovação diária
A melhor maneira de vencer o mau hálito é garantir uma rotina eficaz de saúde bucal, o que deve envolver escovar os dentes antes de dormir e pelo menos em dois outros momentos durante o dia, com um creme dental com flúor.


2) Fio dental e limpeza da língua
Os responsáveis pelo cheiro desagradável podem ser também os pedaços de comida que ficam presos entre os dentes e apodrecem. Para a limpeza adequada, passar fio dental pelo menos uma vez ao dia é essencial, bem como escovar a língua ou usar um raspador que remove mais bactérias.


3) Diário da alimentação
Manter um diário de comidas e medicamentos consumidos pode ajudar o seu cirurgião-dentista a sugerir maneiras de evitar o mau hálito.


4) Não ignore o problema
 Além de provocar desconforto no cotidiano, o mau hálito (ou gosto ruim na boca) pode ser indicativo de problemas de saúde mais sérios, como: cárie dentária, gengivite, infecções na garganta, nariz ou pulmões, bronquite, sinusite, diabetes, problemas hepáticos ou renais.


Quer saber se está com mau hálito? Faça o teste: você pode lamber o interior do pulso, esperar que a saliva seque e cheirá-lo. Se o cheiro for desagradável, você certamente sofre com mau hálito.


Quanto mais cedo encontrar algum problema, mais eficaz será o tratamento, por isso visite regularmente o seu cirurgião-dentista

Voltar

Deixe seu comentário