Data: 22 Julho
Editor: Dra Daniela Capella
Categoria(s): Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Periodontia, Saúde Bucal

Gostou? Compartilhe


Você conhece os alimentos detergentes?

Todos sabem que a alimentação age diretamente na saúde e não é diferente para os dentes. Algumas frutas, legumes e verduras podem ajudar na limpeza bucal, prevenindo problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries. Por isso são chamados de alimentos detergentes.

Maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino auxiliam na higiene dos dentes de quem faz as refeições fora de casa e nem sempre pode realizar a escovação correta. Os nutricionistas afirmam que o ato de mastigar esses alimentos já facilita na remoção de resíduos e bactérias que são gerados durante a alimentação. As fibras desses alimentos são importantes porque aumentam a produção de saliva e aumentam o ph da boca, diminuindo a acidez e evitando que haja o crescimento de bactérias que causam problemas bucais.

Mas é preciso ficar atento ao conselho dos dentistas que alertam para uma dieta equilibrada, do contrário, somente os alimentos detergentes não darão conta da limpeza. Uma boa alimentação será fundamental para a higiene bucal.

Voltar

Deixe seu comentário